O sabor do perdão

Numa manhã de cinza escuro
um pássaro bicou com agonia a minha vidraça
seu canto, diferente de todo som das outras aves
sussurrava, não gorjeava, não encantava…
voltei para o outro lado da cama, preguiçosa
sem querer raciocinar ou acompanhar tal sinfonia

eu só queria dormir mais um pouco
mas o pássaro insistia em seu agoniado pedido
levantei-me descalça, fui até a janela
prestando mais atenção em seu tosco canto
disritmado e fora do tom e
pude perceber que a ave era na verdade
um agoniado pássaro arrependido

encostei meus ouvidos à vidraça e suspirei
com lágrimas nos olhos, lábios entrabertos
falta de ar e falta de coragem para perdoar
mas quem seria eu, incauto ser que também tanto errou?
que já provavelmente discriminou
até mesmo a quem discrimina?
então, comecei a assoviar um canto parecido
com o canto do tal pássaro…

finalmente percebi que afinávamos nossos acordes
assim, corri pro chuveiro
e, gorjeando como ser liberto da mágoa
compreendi olhando o sol lá fora
que aquele pássaro esforçou-se
em mostrar-me quão diferente era na verdade
que também compunha em sua constituição
lavas de amor e medo
como qualquer outro ser vivo

e que eu o perdoasse
e neste momento senti-me envergonhada
em sair correndo a julgar meu próximo
o mesmo filho de meu mesmo pai
o irmão em carne e alma
o pássaro ferido que feriu
mas cantou pela manhã em minha janela
e eu cantei junto a ele e assenti enquanto ouvia flautas e clarins

sai do banho demorado e ainda pude vê-lo
voando em suas asas de adeus
mas seu coração era aliviado
e o meu também.

lição:

erramos todos e erros os mais cruéis
porém aquele que se desculpa em humildade
é quem leva, mais que o ferido
as palmas brancas do alívio em bálsamos

…………………………………………………………………….

 

Sua opinião me interessa ;)

