Voltaire e algumas dúvidas sobre Jeannot e Colin

       

O estado de dúvida não é muito agradável mas o de certeza é ridículo.

Acabei de ler o conto Jeannot e Colin, de Voltaire. É um conto light, de cunho moral, bem pouco crítico para os parâmetros voltairistas. Porém, sem dúvidas, uma aula de como escrever bem. Pura excelência.

É a estória de dois amigos que se separam porque o pai de um deles, Jeannot, tem a sorte de enriquecer e mudar-se para a Corte.

Também indico o conto Sonho de Platão onde vemos alguns equívocos cometidos por certos gênios em sua concepção de Universo.

 Quando eu era mais garota, costumava pensar em Voltaire como um herói particular. Afinal eu tinha, e tenho, muitas dúvidas.

Admirava sua força em favor da independência religiosa do homem, em favor da Ciência.

Voltaire, de certa forma, ainda me ilumina de forma romântica.

Mas, e hoje? Se pudesse perguntaria ao pensador: ‘E aí, amigão, clones ou Jesus?

A tecnocracia e a busca de Deus têm varrido o planeta. As retóricas nietzscheanas, marxistas e freudianas resistem aos desdobramentos do tempo.

Creio que o pensador me olharia tímido e cansado responderia: ‘Não encana com essas coisas, menina. Não me obrigue a escolher, pois ainda acho que ter certezas é bizarro.’

A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e fraquezas.

 

Sobre Day

As pessoas que consideram que a coisa mais importante da vida é o conhecimento lembram-me a borboleta que voa para a chama da vela, e, ao fazê-lo, queima-se e extingue a luz. (Tolstoi)
Esse post foi publicado em Miscelânea e marcado . Guardar link permanente.

10 respostas para Voltaire e algumas dúvidas sobre Jeannot e Colin

  1. Dai :) disse:

    Gostei da citação, Malzinho. 🙂
    Beijão meu querido.

  2. Maldito disse:

    “Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.” Friedrich Nietzsche

    também gosto de Voltaire, tirando um pequeno livro q li dele (acho q se chamava “O Ateu e o Sábio”)… odiei, rsrs

    bjos minha linda

  3. Dai :) disse:

    he, he…Oi, Luciano!
    Cândido é clássico.
    Amei a visita,
    Beijos.

  4. L.S. Alves disse:

    Do Voltaire eu li o Cândido. Ri muito com tudo aquilo. E esse negócio de ter certeza de tudo é bizarro mesmo…. eu acho.
    Um abraço.

  5. Dai :) disse:

    Oi Sampaio.

    Ter você por perto fortalece a minha volta.
    Vamos nessa, amiga.
    Beijos.

  6. Entramos em sintonia nas dúvidas, elas me enchem de vida. Senti inveja da sua conversa com Voltaire, você é ótima. Essa frase sobre tolerância é perfeita, todos temos uma porção de erros e fraquezas, precisamos ser tolerantes, devemos ser. Parabéns pelo renascimento! Bom fim de semana. Beijos 🙂

  7. Dai :) disse:

    Oi Léozinho 🙂
    Eu to aqui fazendo isto. Obrigada pela companhia 😛
    Beijo.

  8. léo e só disse:

    oi Dai

    Valeu pela dica. ótima leitura para uma tarde de sexta, ou melhor, ótima leitura para qualquer tarde de qualquer dia.

    abs

  9. Dai :) disse:

    He, he, he.
    Como eu me divirto com a tua bondade, cavalheiro do intelecto. Tens o dom de iludir-me.
    Beijos! :))

  10. Djabal disse:

    “O Mestre disse: A fênix não aparece, nenhum signo sai do rio. Estou acabado.”

    “O ‘signo’ (explicam os comentaristas) se refere a uma inscrição no casco de uma tartaruga mágica. Quanto à fênix (feng), é um pássaro de cores resplandecentes parecido com o faisão e com o pavão real. Em épocas pré-históricas, visitava os jardins e os palácios dos imperadores virtuosos, como um visível testemunho do favor celestial.”
    Jorge L. Borges in O livro dos Seres Imaginários.

    Não preciso acrescentar mais nenhuma palavra, não é Fênix?

    Bjs

Sua opinião me interessa ;)

