Ciência, crença, ateísmo ou lavagem cerebral?

Pois é.

Dificilmente a Dai disserta sobre assuntos do tipo ‘papo cabeça’. A não ser quando a cabeça em questão, se assemelhe a uma cabeça de bagre.

Explico. Ah, eu preciso falar.

Conversando, harmoniosamente com uma pessoa evangélica, tive que ouvir algo que realmente me fez rever minha condescendência com as religiões cristãs.

Falávamos mansamente sobre questões da espiritualidade. Da dualidade empírica, do demônio, enfim, analisávamos a influência do Bem e do Mal em nossas vidas à beira do Apocalipse.

O papo até estava agradável, pois eu percebia – surpresa – que a pessoa deixava que eu falasse, sem me interromper com frases do tipo: ”Jesus te ama’ ou ‘Está tudo na Bíblia’. Era uma manhã calma e esse meu vizinho aqui no prédio sorria e eu também sorria.

Por um momento pensei seriamente em dar atenção às suas filosoficamente fechadas idéias de postura humana. Ok. Eu estava inebriada por olhar nos olhos sinceros de alguém tranqüilo, que falava com prazer e misericórdia sobre céu e inferno. Até eu mencionar as drogas da natureza, tipo maconha, ou canabis sativa, cocaína, cânhamo, payote, cogumelo etc.

Sei. Reconheço que fui provocativa, mas o olhar do meu vizinho já não era tão santo. Então, pensei: Lá vem bomba! E não deu outra. Em plena manhã de quinta-feira, eu meio dura, véspera de receber a merreca para pagar as contas, ouvi daqueles lábios suntuosamente felinos:  “Quem disse pra você que maconha é de Deus?”

Eu:

_ A Natureza é de Deus ou não?

Ele:

_ A maconha e a cocaína não são de Deus!

Eu:

_ Neste caso, há dois Criadores, digo, um fez o pé de mamão e o outro a canabis sativa? Dois Botânicos, um do Bem e outro do Mal?

Como terminou esta discussão natural?

Das duas uma: ou ele é louco mesmo, ou eu ainda tenho muito que aprender.

(De quebra rolou melancolia dos meus tempos de adolescente pinkfloydiana)

Anúncios

29 comentários em “Ciência, crença, ateísmo ou lavagem cerebral?

  1. Olá Zack,
    Creio que voccê entendeu mal minha postura. O que eu questionei foi o fato da pessoa dizer que esta árvore não era de Deus. Se eu escrevi algo relacionado com Deus, significa que eu estou aberta a falar d’Ele, correto? Apenas acho que evangélicos, ou qualquer seguidor de outras religiões deveriam ter mais fundamento com suas teorias ou crenças. Não generalizei o ‘crente’, apenas este meu vizinho falou abobrinha. Quanto a Jesus, tenha certeza que hoje estou conhecendo suas bases, mas este post é antigo. De qualquer forma defendo o direito do livre pensar, mas não tolero e não tolerarei pessoas cegas e fanáticas, o que espero não ser o seu caso.
    Um forte abraço.

  2. Vc é muito ingênua!!
    satan brica com vc e ainda rir da sua cara!!
    Como vc pode acreditar em teorias criadas por homens, vc realmente acredita que é um misero acidente, um aborto, um escremento, fala sério!!
    Esssas teorias, veja bem, TEORIAS, não tem nenhuna coerencia,são frutos da imaginação de darwin e outros. eles acham que é. eles acham um peda~ço de osso de cachorro enterrado e diz que é do ser humano e um monte de gente acredita, como são tolos.
    A maior prova da existencia de DEUS é vc mesmo!!
    Já parou pra pensar porque os outros macacos não evoluem?
    saia do engano, venha pra JESUS enquanto é tempo, para de inventar desculpas.

  3. Admito que tem muitas pessoas mau informadas!!
    A maconha é uma planta natural,mas tem muitas pessoas usando ela pra aliviar suas dores ou tentar fugir da realidade. Não preciso de maconha pra ser feliz, isso que vc diz é uma desculpa esfarrapada.Deus criou a natureza e criou vc tbm, tudo aquilo que é nociso a vc e as pessoas ao seu redor, DEUS abomina. O ser humano é tão burro e tão hipócrita, mas muito criativo na arte de se afastar de DEUS, até usa a natureza. Se for preciso destruir a marihuana, DEUS destrói só pra não prejudicar mais nem um ser humano, mas ELE não vai fazer isso, porque o que é preciso ser destruido é a essencia do mal que há dentro de nós e não a natureza!!
    Deus te abençoe!!

  4. Olá Aline! 🙂
    São coisas da vida (religiosa). Eu acho que falta discernimento, estudos e tudo o mais para essas pessoas discutirem suas crenças. Na falta de bons argumentos, atiram flechas, como os caboclos hehe.
    Obrigada pelas palavras carinhosas.
    Beijo e volte sempre! 🙂

  5. Olá.
    Acabei de descobrir este Blog e adorei. Quero parabenizar você pelo bom humor e por textos bem elaborados e que prendem os leitores, além de serem bem reflexivos. Outra vez, parabéns!
    Quero fazer um comentário sobre esse seu texto, me fez lembrar uma conversa que tive um dia desses com uma religiosa, não contente com os meus argumentos contra o que ela dizia ela aumentou a voz e no final, quando já não aguentava e saia com a perola “essa menina é muito teimosa” ela me disse uma coisa que me deixou abobada, “tenho pena de você, porque eu já fui assim”.
    Juro que me deu uma louca vontade de responder e ser beeem grossa, mas minha educação não deixou.
    Estou perplexa até hoje com essa frase dela.

    Novamente: parabéns pelo Blog, adorei! ^^
    Beijos

  6. a velha comédia humana… alguns no camarote rindo dos tolos q estão em baixo, mas q mandam nessa porra toda, com certeza a natureza é altamente aristocrática, mas as nossas instituições não

  7. Oi Fá!
    Será mesmo que corremos o risco de uma ‘ditadura religiosa’, com militares de Deus no comando???
    bem, da humanidade insana que se finca em alicerces de isopor, podemos esperar tudo.
    Algo que muito me incomoda é constatar que a coisa cresce. palavras são distorcidas e a deturpação é muito perigosa.
    No final das contas (ou dos tempos) tá arriscado eles vencerem, e o sinal estar fechado pra nós que somos… jovens pensadores 😛
    Beijão, minha amiga de sempre. 🙂

  8. Elfen… que bom que Deus não arbitra, assim podemos falar sobre tantas coisas.. inclusive contestar certas facetas da criação. 😉

  9. Dai,

    Prá começar, esta história de ‘Criador’ soa meio que ridícula: não há como conceber uma inteligência criadora sem que se imagine outra inteligência criadora que criou a primeira: quem criou ‘Deus’?

    O argumento do relógio (William Paley) é falho e, convenhamos: r-i-d-í-c-u-lo!.

    E, que diabos! Pq é que os homens não conseguem se conformar com a idéia de que somos obra da evolução, uma teoria Científica que, não obstante os ‘esperneios infantis’ dos teístas, se comprova a cada dia? Somos apenas fruto da capacidade de adaptação; quando a Humanidade perder esta capacidade, estará fadada à extinção.

    Será que a Humanidade algum dia perderá esta ânsia de ‘sentir-se especial’? Não basta estar vivo? Dentre os milhões de indivíduos que poderiam ter nascido em nosso lugar, não deveríamos ficar felizes somente por termos tido a maravilhosa oportunidade de estarmos aqui?

    Quanto aos teístas….Oh, tristeza! Infelizmente estão fadados à infelicidade, uma vez que, adotando a premissa de que somente serão plenamente felizes com o arrebatamento, não se permitem experimentá-la dia-a-dia.

    Os argumentos que mencionou? São ‘fichinha’ perto do que ouço todos os dias em meu redor. Experimente mencionar algumas partes ‘cabulosas’ do livrinho mágico; certamente ouvirá os impropérios mais raivosos (‘que bom que vc irá para o inferno’ ou ‘espero que o castigo de Deus se abata sobre vc’)….existem passagens que os pastores fazem a mais absoluta questão de não mencionarem nos púlpitos (deixariam qualquer um de cabelos em pé); isso seria equivalente a ‘espantar a freguesia’.

    Muitas vezes sinto-me cansada e desanimada com os rumos que nossa ‘espécie’ está tomando; num futuro bem próximo, creio que voltaremos a viver sob a égide de um Estado Teocrático (pense diferente e vá para a fogueira).

    Nosso povo, por conta de ‘N’ motivos, está cada vez mais se afundando na lama da hipocrisia do amor religioso (amor tão perfeito que não se entristeceria em condenar às piores torturas, aqueles que discordam); e, por vontade própria, apertando cada vez mais os grilhões das mentiras que teimam em enfiar-lhes goela abaixo. O pior é que aqueles que fazem tal coisa, não o fazem por convicção, mas sim por interesses $monetário$.

    Enfim, indico um vídeo imperdível:

    http://ateu.wordpress.com/2008/09/26/penn-teller-bullshit-biblia/

    E, Dai…
    Aproveite o dia,
    Aproveite a noite,
    Aproveite a vida,
    Aproveite tudo!

    Um grande beijo, de sua amiga de sempre,

    (p.s: saudades)
    🙂 😉 😀 🙂 😉 😀

  10. Robson,
    O cara tem cara que não conhece mesmo nada, sabe… hehehe mas que pareceu viagem dele pareceu sim.
    Beijo poeta! 🙂

  11. Luciano, não me assuste hehe.
    Que nada, está tudo sob controle aqui no BR. Falsos profetas e macumbeiros convivem bem. A gente fica no camarote mandando bala por aqui 😉
    Beijo Lu.

  12. Jeff,
    Pena o gabeira não ter ganho 🙂
    Adorei o que vc falou a respeito de LIBERDADE.
    To dentro do Duelo sim. Valeu amigão!
    Beijão! 🙂

  13. Dai, o novo desafio no Duelo agora é postar por lá. Uma rodada diferente para quem aceitar o desafio. Capricha q quero ter ler lá hein? Até o dia 6.

    1 abraço.

  14. É o medo. Medo do que não se conhece, ou como disse o Jonatham, sobre a estratégia de nos tornarmos miseráveis, e assim nem pérolas podemos parir.
    Essas conversas são sempre sobre ponto de honra ou dogmas, jamais sobre pontos de vista ou perspectiva. É a fé cega e a faca amolada contra a curiosidade e a beleza da dúvida. Quando menos. Beijos.

  15. Sei não. Lendo essas coisas. Bateu-me uma questão nos miolos. O que acontece se esse povo achar que não tem mais jeito pro Brasil e que o negócio é fazer como antigamente, extirpar todos aqueles que são abominaveis a Deus?
    No oriente é a Al-Qaeda eo mudjahedins. O que teremos nós? Cangaceiros do Senhor? Tropa de Jesus? Comando Santo?

  16. Diga pro vizinho q o deus q criou a canabis sativa lineu se chama Gabeira, kkk. Ele não vai entender de qq jeito mesmo.

    Vai ver ele pensa q a maconha é algum produto fabricado, como a cocaína. Talvez nunca tenha visto a plantinha tetê-á-tetê.

    Ou talvez ele conheça as drogas muuuuito bem, afinal, grande percentagem dos crentes são ex-alguma-coisa-do-demo. Então, pra ele não recair, passou de um extremo ao outro, do vício à negação total.

    O interessante é uma teoria q li dias atrás, senão me engano chamada de “causalidade”, q diz q as consequências finais vem do primeiro ato, como uma bola de neve. Assim, se deus criou o homem e deu inteligência para ele praticar o mal, então a raiz do mal é deus. Assim como se o governo proíbe q vc furte mas não te dá emprego nem condições de viver dignamente, cobrando mais impostos d vc dq oq vc ganha, então o culpado pelo crime é o governo.

    Enfim, eu já não converso mais com evangélicos, ou melhor, eles já não conversam mais comigo, pois dizem q sou perigoso para a fé deles. E sou mesmo, pq já estive do lado de lá e sei oq eles estão perdendo. Não uma viagem colorida, mas um trocinho besta chamado de liberdade.

    1 abraço.

  17. jhonatascabral , olá!!!
    Primeiramente, seja bem vindo no blog, por toda a eternidade 😛
    Gostei de seu raciocínio. Saiba que o blog da dai se orgulha de visitantes como você, porque assim começam verdadeiras amizades.
    Beijo! 🙂

  18. Já dizia Osho: “Mas isto certamente machuca milhões de pessoas que estão ao seu redor. Elas não podem aceitar a idéia de que você alcançou alguma coisa que elas perderam. Elas tentarão de toda maneira tornar você miserável, para destruir a sua dança, para tirar a sua alegria – de modo que você possa voltar novamente ao rebanho”.

    Deus é Deus da bela e da fera… até que ponto é bela? até que ponto é fera?

    A prosa tava indo bem, mas as convicções atrapalharam… Jesus gostava de prosear com parábolas, poucas vezes respondia com verdades nuas, preferia as vestidas. Ao invés de respostas, parece que ele cedia às perguntas e o barato era esse: nos fazer refletir, questionar, atravessar com Ele em nosso próprio mundo.

    Acho que toda melancolia e tristeza é valiosa, a ostra feliz não produz pérola, como diz Rubem Alves, ela precisa de um sangramento.

    Gostei muito de seu blog, vou virar público ok?
    abraçãoooooooooooooooooo

Sua opinião me interessa ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s