ÍNDOLE – O livro da vez

Imagem

 

Há tempos não leio um livro que possa ser denominado excelente, principalmente de um autor brasileiro/carioca, no caso, Kito Mello.

 

O livro é primoroso nos detalhes e na narrativa, onde o sotaque carioca de Mello não impede que ÍNDOLE possa vir a ser um best seller, já que o personagem protagonista MÁRCIO (descendente de ricos judeus), transita, literalmente, pelo mundo; desde uma viagem patrocinada aos mais belos lugares das Américas, à distante Israel, o que proporciona ao leitor incríveis descrições do mundo islâmico, e de Jerusalém, brindando-nos com curiosidades idiomáticas e culturais daquele mundo.

 

O autor tem embasamento e, através do personagem, ministra verdadeira aula sobre o terrorismo, até porque MÁRCIO se transforma em uma espécie de Polícia Secreta Antiterrorismo.

 

O título da obra não poderia ser mais adequado. Desde a infância de MÁRCIO e sua irmã BIA, até a maturidade, todos os personagens que transitam pela sua vida, incluindo, e, principalmente seus pais, são revistados psicologicamente pelo protagonista. E mesmo seus filhos não são poupados de suas críticas ácidas, às vezes cruéis, porém sempre verdadeiras e honestas.

 

A estória é narrada do ponto de vista do sofrimento impingido a MÁRCIO, desde as surras recebidas da mãe neurótica, à ausência paterna de um homem que já começa a estória abandonando a genitora de MÁRCIO grávida para mergulhar, com dois amigos igualmente irresponsáveis, numa aventura de navio a Portugal.

 

MÁRCIO, já adulto, é vítima de uma “armação” na empresa em que trabalha e vai preso. Como não bastasse, logo após é internado pela esposa descontrolada, em uma clínica psiquiátrica porque, num momento de profunda angústia, ele tenta o suicídio.

 

É o estopim para que os limites de um homem, ainda que honesto, sejam rompidos e ele próprio esqueça das leis e de Deus. MÁRCIO foge da clínica e se une a um bandido para executar vingança contra seus algozes.

 

A partir daí o leitor se vê envolvido até o pescoço nas tramas do genial e complexo protagonista lutador de jiu-jitsu que, num desespero calculado, leva a cabo seu plano de vingança aos que o feriram, na alma e no corpo.

 

Muita ação, mortes, assassinatos, sequestros, violência e tramas diabólicas, são ingredientes fermentados desse bolo humano chamado ÍNDOLE.

 

É impossível parar de ler o livro porque ele transcorre como um thriller. Cenas são coladas e costuradas num ritmo vertiginosamente excitante. Aqui, o leitor pode se deliciar com ficção, mas com total verossimilhança da vida humana.

 

O personagem, por mais cáustico que seja, frio e calculista, tem um lado carente e amoroso, o que se comprova no amor aos filhos e à SARAH, mulher que conhece em São Paulo e reencontra mais tarde, em Israel.

O desfecho é carregado de suspense. É impressionante!

 

Todo o tempo, ÍNDOLE remete a um pensamento de Mark Twain: “A verdade é mais estranha que a ficção, mas é por causa que a ficção é obrigada a lidar com possibilidades; já a verdade, não.”

 

 

 

 Título – “Índole”

Autor – Kito Mello

Editora – Livro Pronto

Páginas – 347
Contatos – http://www.kitomello.blogspot.com

Anúncios

6 comentários em “ÍNDOLE – O livro da vez

  1. Kito, manda um exemplar para nosso amigo Marcello que também vive momento único na publicação de ‘Rainha do Gelo’, que também pode dar o que falar! 😉

  2. Marcello hehe, estava sentindo falta dos seus comentários, o que é um show à parte hehe
    Beijo! (eu senti medo em certa altura)

  3. Nada de agradecimentos. Contra fatos não há argumentos. “Índole” é um livro que deve ser lido por todos, inclusive adolescentes, onde todo o caráter se forma, e a índole pode ser modificada, como aconteceu com Márcio por ter tido avós que o amaram. Eu que agradeço.

  4. Muito obrigado, Daisy! Sua resenha está brilhante.

    Vc acaba de tornar-se uma testemunha da vida de Márcio.

    No momento estou sem editora, minha agente está negociando isso. O livro tb está sendo trabalhado para alcançar o mercado europeu (Portugal e Espanha).

    Quem estiver interessado, ele está disponível no site da Estante Virtual, ou no formato e-book, ou ainda através do meu blog. O exemplar vai autografado.

    Bjão.

Sua opinião me interessa ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s