EVA – Livro de Jorge Desgranges

EVA – SUPER LANÇAMENTO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Opinião

Gostei do livro EVA, de Jorge Desgranges, por várias razões. A princípio a leitura é agradabilíssima, com ação, romance e time. Muito bem narrado em primeira pessoa, o autor dá vida à Eva, uma protagonista devidamente humanizada, que carrega o leitor para seu mais tenebroso interior sem nenhuma cerimônia, o que é fantástico.

Já no início da leitura, nos tornamos íntimos dessa anti-heroína que, almejando ascensão econômica e status, não mede as consequências resultantes de sua ambição, até que percebe o abismo para o qual fora projetada. Eva, então, constatando que perdeu tudo, zera sua vida e se propõe um recomeço.

Todavia, vê-se claramente a vida imitar a arte neste romance que sinaliza a literatura brasileira na pós-modernidade: a  personagem cria desafetos, passando a ter que conviver com seu diabo particular, um empresário perigoso e destemido, que passa a persegui-la no decorrer da estória, provocando impacto no leitor que surpreende-se com um mundo invisível, porém real.

Em alguns momentos perder-se-á o fôlego, porque a vida da bela jovem torna-se repleta de riscos, em um ritmo alucinado e caótico. Não obstante, é uma mulher com sentimentos e muito inteligente – estudou economia e contabilidade. Contudo, cada passo que dá, vai juntando seus próprios pedaços, recosturando-os. Assim, vai se transformando em um ser humano cada vez mais forte, principalmente quando o destino a põe frente a frente com Yos, um marinheiro grego que passa a ser seu mentor.

Brilhante metáfora como o próprio nome sugere, Eva é um livro desafiador que discute ética, lei, e o comportamento do homem, tanto o religioso quanto o que se aparta da idéia de Deus. O autor observa tudo e a todos de forma discreta, não cedendo jamais a nenhuma apologia, ao contrário, permite ao leitor pensar e tirar suas próprias conclusões frente às mudanças da sociedade humana.

Assim como a alma da protagonista, o leitor viajará, literalmente, pelo mundo, a bordo do Rhodes, um pequeno, porém poderoso veleiro pertencente a Yos, que cruza mares e oceanos, deleitando-nos com  viagens cinematográficas. Não por acaso, já que Desgranges é também roteirista de cinema e TV.

Abordando o submundo do mercado negro, o livro também traz informações bombásticas, como alguns detalhes a respeito do Banco Multinacional BCCI, instituição financeira coligada aos petrodólares e multifacetada em transações escusas.

EVA é uma obra preciosa em muitos sentidos. Do ponto de vista filosófico ao político, ela faz pensar. E a surpreendente protagonista é, ao mesmo tempo, doce, sarcástica e intrépida, o que gera empatia imediata.

Ao término da leitura, certamente, o leitor irá ponderar e refletir sobre várias questões ligadas à ética e à moral. Todo livro que causa esse efeito, é considerado um bom livro.

EVA é um pouco mais. Eu diria que é soberbo e necessário.

Ficha técnica:

Título: Eva

Gênero: Ficção/Literatura Brasileira

Páginas: 304

Ed. do autor – 2012

Quem adquirir o livro tem direito a uma versão digital para Ipad.

Contato com o autor: contato@jorgedesgranges.com.br

Anúncios

7 comentários em “EVA – Livro de Jorge Desgranges

  1. Para mim é sempre um prazer falar do que gosto. Tomara que muitos venham a ler o romance.
    E não é site não. Eu só mudei o tema. Obrigada, Cello. Beijo.

Sua opinião me interessa ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s