Literatura News – Democracia & Arte

Duelo Pela Liberdade de Expressão

Semana difícil é aquela quando tanta coisa acontece que você sente que sua vida mudou. No caso desta notícia, diria que mudou minha visão de mundo – o virtual. Eu, que jamais fui chegada em política, me vi às voltas com a tal da Democracia, ou a falta dela. E, pior, na vida virtual!

Existe um blog literário que deu o que falar nestes últimos dias. O Duelo de Escritores.

Depois de calorosa disputa pela liberdade de expressão, entendi, como néscia brasileira, que não há democracia coisa nenhuma, nem mesmo na arte. Ao menos na arte literária. Ou, em última análise, não na arte literária do referido blog. Em assim sendo, teve esta que vos escreve, dois contos  impedidos de serem publicados, surpresa acompanhada de espaventa expulsão.

Em tal espaço, escritores (muitos deles talentosos) participam de rodadas quinzenais, inscrevendo seus textos, desde simples crônicas a verdadeiras odisseias literárias, passando pela poesia, e até pela falta de imaginação. Há experimentos que fariam Machado de Assis passar mal. Textos com “liberais” erros gramaticais e ortográficos. Entretanto, esta matéria é para explanar sobre democracia que não existe, definitivamente, em tal bloguito surreal.

É um espaço que já foi interessante e criativo no passado, mas que hoje, e ninguém sabe explicar o porquê, tem ares de soberba ditadura, ou de um clubinho fechado. Um espaço onde quase  ninguém se sente à vontade, muito menos para escrever (!) socorro.

Todos sabemos que a democracia, em mãos erradas, é um desastre total. Contudo, devemos todos concordar que ditadura é o fim da picada. Principalmente em arte, e, definitivamente, na literatura.

Democracia é um “direito adquirido”, mas se até o PT com seu ex-entusiasta Lula querem censurar o termo “mensalão” criado por eles mesmos, me pergunto se é tão surpreendente assim existir o famigerado Duelo de Escritores.

Hoje, inauguro esta coluna, onde falarei de democracia e literatura, comentando vários textos, usando como base o interminável material gentilmente cedido pelos moderadores do duvidoso espaço literário. Observem, finalmente, que o proprietário dá o maior dos exemplos, publicando um artigo codificado. Confiram aqui.

Inté!

Anúncios

2 comentários em “Literatura News – Democracia & Arte

  1. Não sejam tímidos, comentem! Aqui a democracia sempre existiu, desde 2007!!! Sei quantas visitas recebo diariamente, fiquem à vontade, amigos leitores! 🙂

Sua opinião me interessa ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s