5 Passos Para Escrever Um Conto

Como escrever um conto: 1. Encontre um tema

O primeiro passo é escolher o tema para o seu conto. Inicie com um brainstorm, mas tenha em mente que não pode ser nada muito complexo, já que o conto é uma história curta. Para encontrar o tema ideal, inspire-se no seu cotidiano e naquilo que você conhece bem.

 

 

Como escrever um conto: 2. Construa os personagens

Depois de selecionar o tema sobre o qual deseja escrever, comece a pensar em quem irá ajudar a história a se desenrolar. Lembre-se de que todos os personagens presentes na história devem cumprir uma função. Pense em todos os detalhes, como gostos, hábitos, pontos de vista, etc.

 

 

Como escrever um conto: 3. Defina o tempo

Você já definiu sobre o que vai escrever e já sabe quem vai estar na sua história, agora é necessário decidir em que tempo ela vai se passar. Presente? Futuro? Passado? Para decidir isso, leve em conta os seus conhecimentos sobre o presente e o passado, ou as suas considerações e previsões para o futuro.

 

 

Como escrever um conto: 4. Escolha o ponto de vista

O conto será narrado em terceira ou primeira pessoa? Você prefere descrever as ações de cada um dos personagens sob o ponto de vista de um narrador onipresente ou acredita que a história pode ser melhor entendida se o narrador participar da história? Lembre-se de que ao escolher narrar um texto em primeira pessoa você terá de ser mais detalhista quanto às reações do narrador-personagem.

 

 

Como escrever um conto: 5. Desenvolver a história

Um conto é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Por mais que pareça uma redação escolar, isso significa que a sua história deve seguir uma linha bem definida para que os seus leitores não fiquem perdidos. Na primeira parte você deve apresentar o ambiente e os personagens. Em seguida, no desenvolvimento, são apresentados os conflitos e a luta dos personagens para superá-los. Por último, a conclusão apresenta a solução encontrada para os conflitos presentes no texto, sendo um desenlace triste ou feliz.

 

Fonte: Uni>ersia

Nota: Com a prática, o escritor poderá brincar, criando formas originais de narrativa, personagens, tempo, etc. Escrever é, antes de mais nada, um prazer e um dom. Contudo, conhecer as técnicas é fundamental para o crescimento profissional.

Anúncios

3 comentários em “5 Passos Para Escrever Um Conto

  1. Acabei de encontrar um dicionário de termos literários que vou postar depois. Plot seria o enredo, ou argumento. No caso das dicas seria o tema que ele se referiu, Cello. mas amei, vc me abriu uma ideia e vou postar esse dicionário, ele é fantástico!! bjs!!

  2. Por isso eu penso que, a partir das técnicas básicas, o resto é intuição. Não sei ao certo se plot é a trama secreta por trás da estória, eu, de qq forma sempre procuro pensar em coisas que enredam a estória, algum mistério.

Sua opinião me interessa ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s