VAIDADE

MULHER ESQUELETO

DA VAIDADE PORQUE TUDO É VAIDADE

“Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.” (Eclesiastes1-2)

A palavra ‘vaidade’ tem uma semântica interessante. Semântica vem do grego σημαντικός, sēmantikáv, ou seja, o “estudo do significado”. Em nossa língua, vaidade tem dois significados.

– Pode denotar orgulho excessivo, prazer em chamar a atenção. Exemplifico com a onda da ostentação entre os artistas de rap, funk, e os chamados sertanejos. Bem como os jogadores de futebol, exibindo suas posses e mulheres lindíssimas.

E, por falar nisso, as mulheres também, principalmente no Brasil, têm gasto verdadeiras fortunas; ‘poposudas’ quantias para se sentirem desejadas e amadas, elevando a aparência física ao mais alto patamar de sua existência.

Atualmente tais pessoas são conhecidas por “Ubersexuais”, ou seja, são indivíduos que gostam de se destacar, aparecer mais que os outros.

– Contudo, há outro significado para vaidade, onde se lê quão vãs as coisas podem ser. Evidentemente, ambos os significados são interligados, uma vez que nossa existência é finita. “Que grande inutilidade, diz o mestre. Que grande inutilidade! Nada faz sentido” (Eclesiastes1-2).

Certamente, muitos não haveriam de concordar, tendo sua visão de mundo limitada à matéria. Por outro lado, há que se concordar que tudo passa. Portanto, tudo é vaidade em toda a semântica que o substantivo feminino nos ensina.

Um dia este post não estará mais aqui. Muito menos eu.

Fontes:
http://www.bibliaon.com/eclesiastes_1/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%A2ntica

Anúncios

2 comentários em “VAIDADE

Sua opinião me interessa ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s