Mitologia – Fênix e outras

Para ler meus textos – contos, crônicas, poesias, aforismos e etc. clique aí ao lado na barra “categorias” 😉

Fênix

A Fénix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continüidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava.

A impressão que a sua beleza e tristeza causavam em outros animais, chegava a provocar a morte deles. Segundo a lenda, apenas uma Fénix podia viver de cada vez. Hesíodo, poeta grego do século VIII a. C., afirmou que esta ave vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97 200 anos.

Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de árvore da canela, em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova Fênix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípcia de Heliópolis , onde os colocava no Altar do Sol.

Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. O devasso imperador romano Heliogábalo (204–222 d. C.) decidiu comer carne de Fênix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma Fênix, mas foi assassinado pouco tempo depois.

Actualmente os estudiosos crêem que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei. Tal como todos os grandes mitos gregos, desperta consonâncias no mais íntimo do homem.

Na arte cristã, a Fênix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo. Curiosamente, o seu nome pode dever-se a um equívoco de Heródoto, historiador grego do século V a. C.

Na sua descrição da ave, ele pode tê-la erradamente designado por Fênix (phoenix), a palmeira (phoinix em grego) sobre a qual a ave era nessa época representada.

Simbologia

A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpertuação, a ressurreição, a esperança que nunca tem fim.

Para os gregos a Fênix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da Fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.

Os egípcios a tinham por Benu e estava sempre relacionada a estrela Sothis, ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.

Na China antiga a Fênix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Na sua plumagem, brilham cinco cores sagradas.

No ínicio da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou pela humanidade.

Nota minha:

Fênix presta a todos os povos, enfim. Desde que se mantenha a energia vibrante da força do renascimento. Atualmente esse renascimento convêm aos nossos dias, quando temos sempre que administrar mudanças, e renascer sempre, a cada dia. E o sol continua reinando. E renascendo sempre. Visite a página principal do blog. Clique AQUI.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A LENDA DO AMOR – Mitologia Grega


Quando nasceu Afrodite, banqueteavam-se os deuses entre os quais se encontrava também o filho da Prudência, Recurso. Depois que acabaram de jantar, veio para esmolar, os restos do festim, a Pobreza, e ficou na porta. Ora, Recurso, embriagado com o néctar, penetrou no jardim de Zeus e, pesado, adormeceu.

Foi então que Pobreza o avistou e observando o jovem ali desavisado imaginou imediatamente remediar sua penúria concebendo um filho de Recurso. Deitou-se ao lado do deus e, enlaçando-o, a ele, que mal percebia o que se passava, conseguiu. Pobreza, seu intento e pouco depois deu à luz o filho dessa conjunção fortuita o qual foi chamado Amor.

Eis porque ficou companheiro e servo de Afrodite o Amor, gerado no natalício da deusa da beleza, tornou-se amante do belo; e por ser filho de Recurso e Pobreza foi esta a condição, contraditória, que caracteriza sua essência.
Primeiramente, é sempre pobre, e longe está de ser delicado e belo, como a maioria imagina, mas é duro, seco, descalço e sem lar, sempre por terra e sem forro, deitando-se ao desabrigo, às portas e nos caminhos, porque tem a natureza da mãe, sempre convivendo com a precisão.

Segundo o pai, porém, ele é insidioso com o que é belo e bom, e corajoso, decidido e enérgico, caçador terrível, sempre a tecer maquinações, ávido de sabedoria e cheio de truques; e sua natureza não nem mortal nem imortal.

No mesmo dia, ora germina e vive, quando enriquece; ora morre e de novo ressuscita, graças à natureza do pai; e o que consegue sempre lhe escapa, de modo que nem empobrece o Amor nem enriquece, assim como também está no meio da sabedoria e da ignorância.

PLATÃO. O Banquete – São Paulo: Abril Cultural, 1979. (coleção Os Pensadores)

Anúncios

55 comentários em “Mitologia – Fênix e outras

  1. Adoro a Fênix e queria que ela existisse, mas mais pq eu acho muita falta de respeito dos Romanos e dos Cristãos que roubaram sua vida pra servir se simbolo para bobagens deles, por isso sua existência ia cala a boca deles. Chineses e Grego tudo bem, Heródoto da todo o crédito ao seu lugar de origem e os Chineses tem sua própria ave que pode ou não ser a Fênix(pq as cores e seu simbolismo base não é renascimento, imortalidade, mas sim felicidade). Fênix é Rá e sempre vai ser, seu mito nasceu no Egito, e irônicamente querem dizer que ela é Jesus tendo nascido muito antes dele(ironicamente isso ai ta loko né pq Fênix primordialmente é Rá hahahaahhahahahha). E nossa já li este mesmo texto e 50 blogs diferentes com datas anteriores ao seu podia por fontes né e corrigir os errosa.

  2. É Fernanda? Se ela diz “adora” pode ser que seja uma pessoa religiosa, mas religião tá meuo por fora, não? Como já sabemos: ela, a religião, é o ópio do povo.

  3. Fernanda Vazz, (ou seja lá quem você for), nós que aqui estamos amamos a Fênix que renasce das cinzas, que como o Buda, atinge a plenitude após a destruição total de si mesmo, do próprio ego, e através da decadência das cinzas ergue-se flamejante e queima todas as mentiras e tramóias… Se esse fogo lhe pinica, sentimos muito. Nada podemos fazer.

  4. Gostei do texto e outra, estou me identificando com a mitologia pois estou passando por umas viu, + sei q isso é a morte desse ‘eu’ antigo p/ resurgir um novo, e como a propria fenix q morre mas renasci das cinzas.

  5. Ela ñ pode ser chamada de bicho ou ave. Ela é simplesmente Fênix a Encantada

  6. sabe ñ se pode brincar com a Fenix; ela é hiper de verdade. Eu atenho comigo, e é demais. Ta ligado

  7. Muito interessante a lenda da fenix. Eu me identifico muito com ela porque já tive situações em minha vida de recomeço e sempre ressurgi das cinzas assim como a Fenix.

    Parabéns pela matéria.

  8. Oi Fénix,olha que coincidencia, tenho um blog e por sinal tem o mesmo nome (Fénix), mas eu não tenho interesse em competir, os assuntos são outros e o conteudo é diferente, pelo contrario, acho intereçante o seu jeito de escrever e se expresar pelos adiverços temas, se tiver tempo de uma passada por lá(DionyW.blogspot.com)Estava a procura de uma imagem para enclementer o meu blog,encontrei, valeu, espero receber avisos das proximas e futuras atualizaçoes,tchal(…)

  9. de eterna magia e encatamento.nunca vi lenda mais linda,e,de profunda tristeza.pássaro deslumbrante.vou mandar colocar a sua imagem na minha lápide quando eu morrer.quem sabe não broto de novo?

  10. Também gosto muito dessa mitologia toda e o significado dela com a realidade de hoje. Gosto de jogar Americas Army e coloquei a fenix no meu nick de jogo !

    Beijocas a todos!

  11. eu estou procurando uma imagem da fenix perfeita para botar como simbolo de amizade para nossos amigos!!!!

  12. a FENIX e um animal espetacular desde que descobri sobre essa lenda nunca parei de pesquisar. e como se isso ficasse marcado em mim nao sei explicar sei apenas que amo essa ave
    gostei muito de ler uma nova teoria sobre a FENIX nota 10
    bjs

  13. maria eduarda vc nao é a primeira a amar esse animal fabuloso mas ao contrario de vc eu descobri essa ave de um jeito diferente bom vou explicar tenho 13 anos eu estudo.e como toda escola e cidade sempre tem uma gincana bom na minha escola esse dia chegoa minha turma presisava de um nome para participar bom eles queriam alguma coisa que tivese a ver com fogo e com aguia entao como eu tinha mais açesso a internet assumi o compromisso de procurar alguma coisa foi ai que começei a pesquisar sobre aguia de fogo e oque me apareceu ? a fabulosa ave de fogo FENIX

  14. Gente, adorei as coisas escritas sobre a fênix, eu fiquei encantada com esse animal, eu vejo chamas da vida todos os dias, e o ”ensediário” pra mostrar que fez o ensendio deixava uma plaquinha com o desenho da fênix sendo queimada pintado de preto na plaquinha cinza, então pensava que essa ave não existisse, mais fala ai… ela existe mesmo? Oo’
    É a ave, o animal tudo; o bicho mais lindo e perfeito que eu já vi ! Estou encantada, apaixonada pela fênix *-*’
    Beeeijos :*

  15. Bom tenho uma tatoo super colorida
    e essa ave tem muito a ver comigo
    pois tudo posso e nenhum dos meus
    planos serao frustrados.amo a vida
    por que sei que ela nao tem fim

  16. OI SEU ENCOMPETETENTES EU VOUTEI PARA AMOSTRA A VOCES
    QUE POSSO VOU BOTA CHAMAS NAVIDA DE CADA UM DE VOCEIS

  17. Belíssima a lenda da Fênix!
    E a sua nota final é especialmente inspiradora.

    Parabéns e um abraço!

Sua opinião me interessa ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s