Surtos

A minha vizinha, eu via da janela, cismou que seria uma blogueira. Intelectual. Séria e romântica.

Aprendeu com a filha a mexer na internet. Caiu no chat, no vírus, spams e tudo que tinha direito.

Começou a visitar blogs e sites. Ela queria ser lançada como uma sumidade na rede.

Fez uma lista de assuntos interessantes: música, notícias femininas, psicologia, literatura. Sim! Falaria de livros! – decidira.

Quando a filha chegasse da escola, daria a ótima notícia. A garota, mal humorada, espinhuda e reprovada no ano letivo, em português e literatura, finalmente chegou.

_ Minha filha! Tenho novidades! Vou escrever sobre literatura!

_ Mãe. Não começa. Tive um dia ruim na escola!

_ Você não está entendendo! Vou ser blogueira, já visitei um monte de blogs e sites que falam do assunto.

A adolescente olha para a mãe como se olhasse para seu pior inimigo. Não escondendo a raiva:

_ Como você pode escrever sobre livros se você não lê?!

_ Já pensei nisso também. É muito simples: Eu copio resenhas e posto em meu blog. Sua mãe é esperta, garota!

A menina pensa em voar no pescoço dela. Pondera.

_ Depois conversamos. Fui reprovada em literatua e portugês. Não li a merda do livro de Machado de Assis!

A mulher, nas nuvens, continuava:

_ Já estou decorando um monte de nomes de escritores famosos. “Machado de Assis” você disse?… É aquele português de poesias?

A menina cospe fogo.

_ Não, mãe! Esse é o Fernando Pessoa!

_ Não importa. A partir de hoje sou uma intelectual!

A filha joga a mochila no chão e começa a chorar de raiva.

A mãe, ressentida:

_ Você só pensa em seus problemas. Passei a vida inteira cuidando dessa casa, de seu pai que já morreu, e morreu tarde, o traste…

A garota não aguenta mais:

_ Mãe, foda-se se você cismou que vai deixar de ser burra! EU REPETI DE ANO!

A mulher corre para o computador, embevecida com seus projetos.

_ Pára com esses palavrões, menina! Isso não é educado!

_ Mãe, eu já tentei de tudo, mas não tem jeito. Eu realmente te odeio!

_ Filha, já ouviu falar em Platão? Cecília Meireles? Daisy Carvalho?

_ Essa última não é ecritora, meu Deus!

_ Mas eu li o blog dela!

A garota avança para o computador e o desliga:

_ Mãe, você nunca vai ser blogueira de literatura. Você sabe tanto quanto eu!

_ Errada, sou mais inteligente. Eu sempre colei e me dei bem. Seu avô jamais ficou sabendo.

A garota começa a gritar.

_ Chega! Chega! Você é burra, mãe. Sem noção. Maluca mesmo!

A mãe, olhar vago.

_ Pensando melhor… vou começar com a Bíblia. Essa eu conheço, fui criada…

_ É o apocalipse! É o fim! Socorro!

_ Filha, escute… Seu pai nunca foi corno, sabe…

Olhos arregalados:

_ Do que você está falando?!

_ Você está revoltada porque acha que matei seu pai do coração…

_ Mãe, mãe! Você surtou. Vou te internar.

Dias depois, a mulher, com um notebook, escreve seus pensamnetos, num sanatório das redondezas: “Tudo porque eu queria ser blogueira…”

Sobre Day

As pessoas que consideram que a coisa mais importante da vida é o conhecimento lembram-me a borboleta que voa para a chama da vela, e, ao fazê-lo, queima-se e extingue a luz. (Tolstoi)
Esse post foi publicado em faz-me rir.... Bookmark o link permanente.

2 respostas para Surtos

  1. Daisy disse:

    Isso é que dá andar com amigos inteligentes e técnicos heheh… Marcelo, essa é uma das minhas ‘rapidinhas’. Tem elementos autobiográficos e uma dose de um veneno que está chegando: minhas famosas brigas com os livros, apesar de ter lido bastante, vou morrer com a sensação da ignorância. Como disse Frank Zappa, há tantos livros e tão pouco tempo…

    Não liga, isso aí não é literatura hehehehehe! Feliz ano novo, autor!

  2. Tem uma ideia muito boa no seu tópico, pode ser uma boa critica a tentativa que muitos tem em ser intelectual sem realmente gostar ou apreciar coisas inteligentes.

    Ta bom, bem agradável de ler, so q da pra desenvolver a ideia mais um pouco. Abs

Sua opinião me interessa ;)

